Os rasgos de luz estão cada vez mais presentes nos projetos de arquitetura e decoração atuais, antes pontuais e coadjuvantes dos spots de embutir, hoje são eles que detêm o protagonismo em muitos projetos luminotécnicos.

Segundo o arquiteto Rogério Estáquio, diretor do escritório Rogério Estáquio Arquitetura, essa tendência veio para ficar porque tem um efeito leve e extenso e de iluminação indireta e aconchegante. Além disso, como os rasgos de luz são muito versáteis e podem ser usados tanto em ambientes grandes como em pequenos, eles estão cada vez mais consolidados nos projetos de arquitetura que, segundo o arquiteto Rogério, possuem função de iluminação complementar em espaços maiores e em metragens menores ocupam a função de iluminação principal.

Os rasgos de luz podem ser usados em qualquer ambiente, conforme afirma o arquiteto Sérgio Rojo, proprietário da Èze Construtora, no entanto, ele lembra que um bom projeto luminotécnico irá garantir que a incidência de luz seja adequada. Na cozinha, por exemplo, é preciso estudar a necessidade exata de luz já que a iluminação dos rasgos costuma ser mais cênica que funcional, por isso, nesses casos, pode ser necessário usar outras fontes de luz ou aumentar o tamanho dos rasgos. Tomando esses cuidados, segundo o arquiteto Sérgio, os rasgos funcionam em qualquer lugar, mas ficam particularmente especiais em salas e corredores.

Quando instalado no teto, o rasgo de luz exige um rebaixamento convencional de gesso muito bem estruturado já que, durante sua execução, não pode haver ondulações. E, quando instalado em parede, pode ser executado em drywall ou em alvenaria. Além de lindos e sofisticados, os rasgos de luz podem ser também econômicos já que sua fonte de luz podem ser as lâmpadas tubulares de led, que as preferidas do arquiteto Sérgio, pelo seu baixo consumo e pela vida útil longa ou as versáteis e modernas fitas de led, conforme lembra o arquiteto Rogério.

Com tantos pontos positivos, os rasgos de luz já despontam como um dos maiores pedidos na execução de reformas comerciais e residenciais e, pelo jeito, chegaram para ficar.

 Fale com os dois especialistas que colaboraram para essa matéria:

ÈZE Construção > Sérgio Rojo , Arquiteto sócio da ÈZE: 11 94515-2992 | IG - @ezeconstrucao | contato@ezeconstrucao.com.br

Rogério Eustáquio Arquitetura > Rogério Eustáquio Junior, Arquiteto Diretor: 11 99167-9518 | IG - @arq.rogerioeustaquio | rogerio.soprojetos@gmail.com

Nossos Fornecedores