Você sabia que fios e cabos possuem cores diferentes para garantir a segurança de instalações elétricas e dos profissionais que atuam com eletricidade? As cores dos fios e cabos foram pensadas como um mecanismo de identificação da funcionalidade de cada tipo de cabo, garantindo assim, que não haja confusão na hora da instalação. Vamos aprender mais sobre o assunto e entender o que significa o padrão de cor de cabos elétricos?

CABO AZUL: todo condutor elétrico azul é um fio neutro que possui isolação, podendo ser unipolar ou multipolar. 

CABO VERMELHO. PRETO OU MARROM: todo cabo elétrico que seja marrom, preto ou vermelho é um condutor de fase.

CABO VERDE OU VERDE COM AMARELO: todo fio na cor verde ou verde com amarelo é um cabo condutor de proteção, conhecido popularmente como "fio-terra", ele pode ser unipolar ou multipolar. 

No entanto, é importante lembrar que instalações elétricas que não apliquem as normas técnicas vigentes ou que são muito antigas podem não apresentar essa padronização atual de cores e, por isso, ao trabalhar com eletricidade, deve-se ter atenção! Medir a tensão de cada condutor é uma ação de segurança que pode salvar sua vida e não se esqueça também de, antes de iniciar seu trabalho, conferir a planta e o diagrama elétrico de cada instalação.

Quer saber mais sobre o assunto ou quer receber uma cotação de fios e cabos para sua obra? Fale conosco, somos especialistas no assunto e temos condutores elétricos de todos os tipos!

Nossos Fornecedores