Numa construção ou reforma, o posicionamento das tomadas e dos interruptores deve ser pensado de forma estratégica a fim de garantir conforto e funcionalidade para aqueles que usarão os espaços.

  

Pensando nisso, a SIEMENS IRIEL desenvolveu um pequeno guia com alturas e distâncias recomendadas para que uma casa funcione bem. Acompanhe abaixo informações importantes sobre como posicionar bem tomadas e interruptores e garanta que suas instalações elétricas fiquem perfeitas!

Marcando a Altura Ideal:

Segundo a ABTN, deve-se considerar que tomadas próximas ao piso precisam estar a 30cm do revestimento instalado no chão. Já para tomadas e interruptores que devem ser acessados por uma pessoa adulta em pé, devemos considerar a instalação ideal aquela que estiver a 1,30 ou 1,20 do chão. Já para tomadas próximas ao teto, deve-se usar a altura de 2m a 2,25m em relação ao piso.

E aqui ainda vale um lembrete especial: para manter a harmonia do projeto, coloque todos os interruptores e tomadas nas mesmas alturas, mesmo que em ambientes diferentes, isso garante conforto viável e uma aparência organizada.

Escolhendo a Distância Ideal:

Você sabia que a recomendação da ABNT é que haja uma tomada elétrica a cada 8m²? Embora esse seja um bom ponto de partida para o cálculo de instalação de tomadas, deve-se considerar a necessidade dos moradores do local e a quantidade de itens elétricos ou eletrônicos que se deseja ter em cada ambiente, etc.

Horizontal ou vertical, qual escolher?

Não existe regra quanto a essa questão, embora a maioria dos fabricantes recomende a instalação vertical, inclusive a SIEMENS IRIEL, todas as peças podem ser instaladas na horizontal sem prejuízo técnico nenhum. Porém, arquitetos orientam que o mesmo padrão de posição seja repetido em toda a construção, não vale colocar horizontal em um ambiente e vertical em outro!

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer a linha Duale Up da Iriel clicando sobre a imagem abaixo:

  

Nossos Fornecedores