Abaixo compartilhamos com vocês um pouco das novidades que poderão ser vistas na EXPOLUX 2023, que deve acontecer em agosto desse ano e que trará uma das grandes apostas do setor: a neuroiluminação!

 

Uma introdução à neuroarquitetura e neuroiluminação - Mingrone : Mingrone

A neuroiluminação é uma prática cada vez mais presente em projetos arquitetônicos corporativos e residenciais. Na prática, essa frente da neuroarquitetura considera a relação entre luz e indivíduo, de modo a explorar a iluminação para estimular determinadas sensações ou destacar aspectos de uma obra.

Em espaços corporativos, o uso da luz busca limitar a serotonina para gerar mais produtividade entre os colaboradores. Por outro lado, a iluminação em residências pode ser responsável por criar um espaço acolhedor e confortável aos moradores.

Esses são apenas alguns exemplos básicos sobre o tema. Para entender melhor, conheça as principais características dessa tendência:

  • uso de janelas e envidraçamento de ambientes;
  • economia de recursos;
  • uso de estímulos naturais;
  • exploração de aspectos visuais, emocionais e biológicos;
  • promoção do bem-estar;
  • oferecer leitura cognitiva condizente com a experiência desejada para o ambiente;

Visualmente, a iluminação consegue evidenciar certos espaços dentro de um ambiente. Por exemplo, é possível destacar o logo da empresa, sendo a primeira coisa a ser vista ao entrar em um ambiente. Para isso, basta contrastar a iluminação principal do ambiente.

Por outro lado, há também os aspectos subjetivos da iluminação. Por meio da psicologia das cores é possível provocar sentimentos, enfatizando espaços e detalhes de um cômodo.

Já o aspecto biológico da neuroiluminação explora as características hormonais do corpo humano. Por meio das luzes, o arquiteto ou o designer de interiores consegue gerar estímulos específicos que exploram o ciclo circadiano, tendo em mente o objetivo do projeto.

Quer mais informações ou quer ler o artigo completo? Clique nos links abaixo e seja direcionado para os textos originais:

Neuroiluminação: a técnica que considera a relação entre luz e indivíduo (expolux.com.br)

Neuroiluminação: a técnica que considera a relação entre luz e indivíduoIPOG

Imagem: Mingrone Iluminação

Nossos Fornecedores