Cadastre-se e receba ofertas no seu e-mail
Assinatura Newsletter
xAbaixo compartilhamos com vocês um pouco das novidades que poderão ser vistas na EXPOLUX 2023, que deve acontecer em agosto desse ano e que trará uma das grandes apostas do setor: a neuroiluminação!
A neuroiluminação é uma prática cada vez mais presente em projetos arquitetônicos corporativos e residenciais. Na prática, essa frente da neuroarquitetura considera a relação entre luz e indivíduo, de modo a explorar a iluminação para estimular determinadas sensações ou destacar aspectos de uma obra.
Em espaços corporativos, o uso da luz busca limitar a serotonina para gerar mais produtividade entre os colaboradores. Por outro lado, a iluminação em residências pode ser responsável por criar um espaço acolhedor e confortável aos moradores.
Esses são apenas alguns exemplos básicos sobre o tema. Para entender melhor, conheça as principais características dessa tendência:
Visualmente, a iluminação consegue evidenciar certos espaços dentro de um ambiente. Por exemplo, é possível destacar o logo da empresa, sendo a primeira coisa a ser vista ao entrar em um ambiente. Para isso, basta contrastar a iluminação principal do ambiente.
Por outro lado, há também os aspectos subjetivos da iluminação. Por meio da psicologia das cores é possível provocar sentimentos, enfatizando espaços e detalhes de um cômodo.
Já o aspecto biológico da neuroiluminação explora as características hormonais do corpo humano. Por meio das luzes, o arquiteto ou o designer de interiores consegue gerar estímulos específicos que exploram o ciclo circadiano, tendo em mente o objetivo do projeto.
Quer mais informações ou quer ler o artigo completo? Clique nos links abaixo e seja direcionado para os textos originais:
Neuroiluminação: a técnica que considera a relação entre luz e indivíduo (expolux.com.br)
Neuroiluminação: a técnica que considera a relação entre luz e indivíduoIPOG
Imagem: Mingrone Iluminação